Número total de visualizações de páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

GUINÉ-BISSAU TAMBEM TEM RAP!


GUINÉ-BISSAU TAMBEM TEM RAP!

Por DJ-DICO

O movimento HIP-HOP guineense como em vários lugares do mundo teve inicio no final dos anos 80 com a explosão musical de vários grupos de rap americanos que ficaram famosos na época como Public Enemy, Rum D.M.C, LL Cool J, Whodini e etc. Em Bissau capital de Guiné-Bissau os jovens dessa época reuniam-se em discotecas aos finais de semana pra divertirem-se e esquecerem os problemas sociais guineense, embalados pela musica rap e identificando com o seu conteúdo critico.

Então estes jovens começarão a escrever musicas que no inicio não tinha muito conteúdo político, mas aos poucos foi tornando-se uma musica de protesto, criticando e apontando os erros do governo e a sociedade em geral, embora a língua oficial de Guiné-Bissau é o português o rap desses grupos eram cantado em “CRIOLO” (dialeto falado por alguns países africanos derivado da língua portuguesa).

Como já sabemos! Pra quem esta no poder, quanto mais ignorante for o povo supostamente é melhor pra eles. Mais o rap tem a missão de informar e conscientizar a população dos erros da sociedade, por esse mesmo motivo os grupos de rap guineense do inicio dos anos 90 sofriam com a repressão policial autorizada pelos governantes que espancavam os jovens que cantavam rap e até mesmo as pessoas que iam ver essas apresentações, com a intenção de desencorajar os mesmos a não prosseguir como o movimento HIP-HOP.

Durante muito tempo o movimento HIP-HOP ficou na clandestinidade e sem nenhum registro fonográfico devido às condições socioeconômicas do povo guineense por falta de dinheiro e acesso as tecnologias para um eventual registro fonográfico, assim foi por mais de 10 anos sem ninguém gravar um disco, ficando perdido no tempo e vivo só na lembrança de quem vivenciou o desdobramento dessa historia, quando um rapper guineense intitulado N´PANS gravou seu primeiro trabalho em 2000 na Rússia como uma mistura do CRIOLO com o Russo, sendo assim e o primeiro rapper guineense a lançar um disco.
clique na foto para ouvir a musica


N´PANS


Nome de batismo “Pansau Natchanda” nascido 19 de setembro de 1975 em Bulama Island, Guiné-Bissau.
Em 1985 com 10 anos de idade foi pra Rússia. Estudou em uma escola internacional chamado ED Stasova (Ivanovo). Mais tarde mudou-se para Penza.
Começou a se envolver no HIP_HOP nos tempos de escola. Durante o curso de Penza, muitas vezes foi a Moscou, onde conheceu Elvis D, Denis Savenkov e DJ Dlee do grupo "Cash Brothers" e começou a cantar com eles, N'Pans e Denis trabalharam em uma rádio como apresentadores de um programa de HIP-HOP. Lá, ele conheceu muitos artistas e DJs de rap russo, bem como o produtor Max Fadeev, com quem trabalhou como dançarino para a cantora Linda.
Depois de se familiarizar com o Sheffom Mestre Pança, ele sugeriu criar um grupo de rap internacional, juntamente com o Legalize (outro rapper), com quem Pans conheceu em um festival de hip-hop, e mais tarde se encontraram na estação de rádio 106,8). Quando se encontraram, Sheff sugeriu várias opções para o nome do grupo do qual foi eleito “Legal Busines $ $. Então N'Pans e Legalize familiarizado com Alexander Tolmatskim assinaram um contrato com ele, que gravou e lançou o álbum "Rifmomafiya” na gravadora "MiksMedia" em 2000. O álbum torna-se muito bem sucedido, e Legal Busines $ $ começa a turnê com o novo disco por toda a Rússia.

A carreira solo tem inicio em 2001 com o álbum solo "The Black Party Busines legal $ $", hoje já tem lançado 7 discos solos o mais recente é este que vocês podem baixar com exclusividade no nosso blog.
clique na foto para baixar o disco



Sem comentários:

Enviar um comentário