Número total de visualizações de páginas
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Na última sexta-feira do mês de outubro, dia 29, o dia começou frio e com muita chuva em Lisboa, mas quem esteve dentro Coliseu dos Recreios para ver o show de Seu Jorge e Almaz sentiu a mudança do clima.
“Eu vim com a Nação Zumbi”, disse seu Jorge ao apresentar o seu novo projeto, a banda formada por músicos com respeito nacional e internacional: o baterista Pupilo e o guitarrista Lúcio Maia da preciosa Nação Zumbi. Conta também com o contra baixista e compositor Lúcio Pinto.
Esse projeto se iniciou após juntarem-se em estúdio para gravar uma música para o filme “Linha de passe” de Walter Salles, quando surgiu o “felling” e a “good vibe” para fazer mais músicas, resultando numa química perfeita, comprovada nos concertos que estão sendo realizados nesse momento pela Europa. Já passaram por Londres, Espanha e Portugal.
Em Portugal Seu Jorge é muito querido, é só passar qualquer noite pelo bairro alto para constatar que, onde há live music ele está no repertório.
Seu Jorge cantou sua clássica “Carolina” fazendo todo mundo tirar o pé do chão e “Tive Razão” numa versão reggae. Soltou o psico-samba “Pai João”; cantou “Vou ver Cristina” do saudoso Tim Maia, “Chica da Silva” e “Errare Humano Est” de Jorge Bem. Um dos pontos altos foi “Everbody Loves The Sunshine”de Roy Ayers e depois “Rock with you” de Michael Jackson. Entre esses e outros covers ele fez uma mistura de samba, rock, pop, soul com a pitada especial de originalidade que Seu Jorge tem.
Quando saíram do palco, todo mundo bateu o pé no chão para ouvir mais. Seu Jorge voltou e a temperatura subiu com “Zé do caroço”. Quando recitou “Negro Drama” a temperatura chegou aos “mil grau”.
Seu Jorge e Almaz lançaram em julho um álbum exclusivamente nos EUA, Europa e Japão, produzido por Mario Caldato, do Beastie Boys. Como o próprio nome da banda, que significa diamante em russo, é uma pedra preciosa no meio de toda a mesmice da indústria musical.
Fotos: Ismene Santos
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Filme sobre Facebook está em primeiro lugar no Top dos filmes mais vistos nos Estados Unidos
16 dos melhores B.Boys do mundo irão competir em Tokyo, Japão, no Red Bull BC One 2010
Toda a informação pode ser acompanhada no blog: http://www.redbullbcone.com/blogs
Prêmio organizado por Associação guineense nos Estados Unidos ajuda jovens nas despesas escolares
Joaquim Silva Tavares é professor e médico na Universidade de Nevada, Las Vegas, Estados Unidos, uma referência para o povo guineense.
Mayra Andrade no Brasil
Ela que já colaborou com os grandes nomes da música brasileira Chico Buarque e Caetano Veloso, irá apresentar o seu novo trabalho “Stória, stória...”, onde fala sobre o amor e o cotidiano. O evento também conta com a participação da cantora portuguesa Teresa Salgueiro, dos brasileiros Chico Cesar, Otto, Céu, Martnália, entre outros
Cabo Verde se prepara para o I Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde
De 14 a 17 de outubro, na Ilha do Sal, será realizado o I Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde. Para além das sessões de filmes a programação inclui workshops e outras atividades culturais. O Festival premiará filmes nas seguintes categorias: curta-metragem, curta-metragem documentário, longa-metragem e longa-metragem documentário. Os filmes também irão concorrer aos prêmios do público e do júri.
Prêmio Cultura Hip-Hop 2010 divulga lista de habilitados e inabilitados a concorrer
Serão premiados 134 trabalhos com o valor de 13 mil reais cada uma. Nessa edição do prêmio, em homanagem a um ícone do Hip-Hop brasileiro, Preto Ghoez, foram enviadas 1084 propostas, destas 866 estão aptas a concorrer ao prêmio, sendo 243 de grupos informais, 70 de instituições e 533 de pessoas físicas. O programa Gueto em festa está habilitado a concorrer ao prêmio que terá um grande evento para a divulgação dos resultados no final de outubro.
DJ brasileiro organiza evento para valorizar a cultura do vinil
Cinema nas comunidades angolanas
Escritor angolano Ondjaki vence prêmio Jabuti no Brasil
O Jabuti é um dos mais prestigiados eventos literários brasileiros e Ondjaki é o primeiro autor angolano a ser distinguido com um prêmio.
domingo, 10 de outubro de 2010
EMICIDA no ESTUDIO SP
Video gravado em um dos role de dj Loco na visita a uma das baladas de São Paulo, som inédito com Banda Instituto e Kamau!! curtam o som!
sábado, 9 de outubro de 2010
Video exclusivo kamau no ESTUDIO SP
Kamau
no ESTUDIO SP com Banda INSTITUTO numa visita de dj LOCO a São Paulo.
Show da hora onde estavam presentes alem de >Kamau, estavam la tambem Emicida sombra e Ganja Men, qualidade sonora de primeira!!
domingo, 3 de outubro de 2010
Iveth é Afro
A rapper moçambicana Iveth prepara o lançamento de seu primeiro álbum, “O Convite”. E para mostrar um pouco do que virá no disco, ela lançou o single “Afro”, onde exalta o seu orgulho por ser filha da África, com a versatilidade de uma rapper e a suavidade de uma cantora.
Para saber mais sobre o Hip-Hop moçambicano: www.cotonetemoz.blogspot.com
36º aniversário da independência da Guiné Bissau
Para saber mais informações sobre a Guiné Bissau acompanhe o site http://www.didinho.org/
No debate da Assembléia Geral das Nações Unidas, realizado essa semana em Nova Iorque, o ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim afirmou que o Brasil está particularmente preocupado com a Guiné Bissau e pediu maior envolvimento dos seus parceiros.
A história do NWA no cinema
Cabo Verde é o país africano com mais imigrantes licenciados
O estudo mostrou que dos diplomados africanos 43% emigram para a Europa, 31% para os Estados Unidos, 12% para o Canadá 2 12,8% para a Austrália..
Marcelo D2 canta Bezerra da Silva
Sua principal intenção, além de homenagear um dos principais nomes da música brasileira, é apresentar Bezerra da Silva para a molecada. O disco “Marcelo D2 canta Bezerra da Silva” tem a participação de 19 músicos, incluindo o produtor Leandro Sapucahy, um dos idealizadores do projeto.
Em defesa da música tradicional angolana
Esses festivais serão importantes para os cidadãos do meio rural mostrarem suas capacidades com o uso de instrumentos e meios tradicionais e para os jovens e toda a sociedade angolana conhecer e valorizar sua própria realidade musical.
domingo, 26 de setembro de 2010
Torcidas Organizadas ou Gangues de Rua?
Livremente inspirada no cult movie "Warriors", de 1979, a animação "Torcidas Organizadas ou Gangs de Rua?" aborda a realidade das torcidas organizadas de futebol nas ruas de maneira fantástica.
Reconhecidas por enriquecer o espetáculo nas arquibancadas dos estádios brasileiros as torcidas também são temidas pela violência em confrontos entre torcidas rivais e com a polícia.
A animação conta com os depoimentos de Mano Brown, Luxemburgo, Flavio Prado e Neto narrando seus pontos de vista sobre o tema abordado.
Este video tem o apoio da Rede Social oficial do Futebol: http://www.kigol.com.br/
sábado, 18 de setembro de 2010
GUINÉ-BISSAU TAMBEM TEM RAP!
GUINÉ-BISSAU TAMBEM TEM RAP!
Por DJ-DICO
O movimento HIP-HOP guineense como em vários lugares do mundo teve inicio no final dos anos 80 com a explosão musical de vários grupos de rap americanos que ficaram famosos na época como Public Enemy, Rum D.M.C, LL Cool J, Whodini e etc. Em Bissau capital de Guiné-Bissau os jovens dessa época reuniam-se em discotecas aos finais de semana pra divertirem-se e esquecerem os problemas sociais guineense, embalados pela musica rap e identificando com o seu conteúdo critico.
Então estes jovens começarão a escrever musicas que no inicio não tinha muito conteúdo político, mas aos poucos foi tornando-se uma musica de protesto, criticando e apontando os erros do governo e a sociedade em geral, embora a língua oficial de Guiné-Bissau é o português o rap desses grupos eram cantado em “CRIOLO” (dialeto falado por alguns países africanos derivado da língua portuguesa).
Como já sabemos! Pra quem esta no poder, quanto mais ignorante for o povo supostamente é melhor pra eles. Mais o rap tem a missão de informar e conscientizar a população dos erros da sociedade, por esse mesmo motivo os grupos de rap guineense do inicio dos anos 90 sofriam com a repressão policial autorizada pelos governantes que espancavam os jovens que cantavam rap e até mesmo as pessoas que iam ver essas apresentações, com a intenção de desencorajar os mesmos a não prosseguir como o movimento HIP-HOP.
Durante muito tempo o movimento HIP-HOP ficou na clandestinidade e sem nenhum registro fonográfico devido às condições socioeconômicas do povo guineense por falta de dinheiro e acesso as tecnologias para um eventual registro fonográfico, assim foi por mais de 10 anos sem ninguém gravar um disco, ficando perdido no tempo e vivo só na lembrança de quem vivenciou o desdobramento dessa historia, quando um rapper guineense intitulado N´PANS gravou seu primeiro trabalho em 2000 na Rússia como uma mistura do CRIOLO com o Russo, sendo assim e o primeiro rapper guineense a lançar um disco.
N´PANS
Nome de batismo “Pansau Natchanda” nascido 19 de setembro de 1975 em Bulama Island, Guiné-Bissau.
Em 1985 com 10 anos de idade foi pra Rússia. Estudou em uma escola internacional chamado ED Stasova (Ivanovo). Mais tarde mudou-se para Penza.
Começou a se envolver no HIP_HOP nos tempos de escola. Durante o curso de Penza, muitas vezes foi a Moscou, onde conheceu Elvis D, Denis Savenkov e DJ Dlee do grupo "Cash Brothers" e começou a cantar com eles, N'Pans e Denis trabalharam em uma rádio como apresentadores de um programa de HIP-HOP. Lá, ele conheceu muitos artistas e DJs de rap russo, bem como o produtor Max Fadeev, com quem trabalhou como dançarino para a cantora Linda.
Depois de se familiarizar com o Sheffom Mestre Pança, ele sugeriu criar um grupo de rap internacional, juntamente com o Legalize (outro rapper), com quem Pans conheceu em um festival de hip-hop, e mais tarde se encontraram na estação de rádio 106,8). Quando se encontraram, Sheff sugeriu várias opções para o nome do grupo do qual foi eleito “Legal Busines $ $. Então N'Pans e Legalize familiarizado com Alexander Tolmatskim assinaram um contrato com ele, que gravou e lançou o álbum "Rifmomafiya” na gravadora "MiksMedia" em 2000. O álbum torna-se muito bem sucedido, e Legal Busines $ $ começa a turnê com o novo disco por toda a Rússia.
A carreira solo tem inicio em 2001 com o álbum solo "The Black Party Busines legal $ $", hoje já tem lançado 7 discos solos o mais recente é este que vocês podem baixar com exclusividade no nosso blog.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
I Bienal Internacional de Graffiti Fine Art
Durante o mês de setembro, o Museu Brasileiro da Escultura sedia a I Bienal Internacional de Graffiti Fine Art que contará com o ciclo de debates sobre as relações entre Graffiti e Artes Plásticas, Graffiti e Urbanismo e a ligação da arte urbana feita no Brasil com a feita no exterior.
O evento, sob curadoria do grafiteiro Binho Ribeiro, conta com a participação de grafiteiros do Brasil, Dinamarca, Espanha, Alemanha, EUA, Austrália, África do Sul, Argentina, Portugal, República Tcheca, Chile e Japão.
Mais informações www.mube.art.br
Lançamento do site Do Lado de Cá
O Capão Redondo vai estar em festa no domingo, dia 19 de setembro, para comemorar o lançamento oficial do site Do Lado de Cá. A festa irá promover esse veículo de comunicação popular que divulga a cultura urbana e a cultura da periferia. A festa que é gratuita conta com a participação de diversos artistas de Samba e Rap.
Vai rolar uma roda de samba do grupo Kasual e improviso dos convidados Mano Brown, Poetiza, Du Bronks, Pump Killa, T. Kaçula e WD (Consciência Humana). Nos toca-discos DJ Ajamu, Borracha, Maurício DTS e Zé Colméia.
Acesse: www.doladodeca.com.br
Pela segunda vez Kamau é indicado no VMB
O paulistano Kamau, rapper amante do skate, foi pela segunda vez indicado ao Video Music Brasil na categoria Rap.
O prêmio possui 16 categorias, entre elas a categoria Rap e, este ano, além de Kamau foram indicados outros representates do Hip-Hop brasileiro: Lurdez da Luz, MV Bill, Ogi e Rincon Sapiência.
Nas outras categorias houveram apenas duas indicações de artistas do Rap, Flora Matos na categoria "Aposta MTV" e Marcelo D2, representante do Rap na categoria "Clipe do Ano" com o videoclipe da música "Meu Tambor".
Mostra Especial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
De 6 a 27 de setembro estão abertas as inscrições para todos os autores de filmes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para terem suas obras exibidas na I Mostra Especial da CPLP.
O evento compõe a programação do I Congresso e Língua Portuguesa, que será realizado no Rio de Janeiro, de 2 A 7 de novembro, organizado pelo Ministério da Cultura no Brasil.
Poderão se inscrever filmes de média e longa metragem, de qualquer gênero, produzido nos países membros da CPLP. O filme deverá ser preferencialmente falado em português.
Para mais informações www.cultura.gov.br
DOC TV CPLP
Um encontro reuniu em Lisboa os representantes nacionais de cada uma das entidades responsáveis pelo cinema nos países membros da CPLP, bem como representantes das televisões nacionais.
De 15 a 17 de setembro, na Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema, ocorre a mostra dos documentários resultantes do 1º Programa DOCTV CPLP
2º Mostra de Cinema da CPLP
De 15 a 17 de Setembro, no Largo do Martim Moniz, em Lisboa e no Largo da Bola, na Cova da Moura, ocorrem sessões de filmes ao ar livre, com entrada gratuita, uma iniciativa da CPLP, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual.
A mostra conta com filmes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.
Músicos rumo à mudança em Moçambique
A Associação de Músicos de moçambicanos, que comemora o seu 22º aniversário no próximo dia 21 de setembro, que culmina com o lançamento da página de internet da Associação. Essa página irá divulgar as atividades realizadas pela associaçãoi e sobretudo, pelos músicos moçambicanos.
Um dos principais objetivos da associação é garantir os direitos dos músicos moçambicanos e uma das vitórias é a inscrição dos músicos no Instituto Nacional de Segurança Social.
Festival de Cinema de Moçambique reflete os 50 anos das independências em África
O Dockanema, festival do cinema documental em Moçambique fez um panorama histórico das independências em África através dos filmes selecionados.
Para além da projeção de filmes esse festival é um espaço para oficinas de cinema, palestras e encontros profissionais com o objetivo de promover a troca de experiências na área do cinema documental.
Diva Cesária Évora é tema de documentário
A RTP e a Lusafrica apresentam o documentário "Cesária - Nha Sentimento", assinado por Sofia Leite, que mostra o cotidiano de uma das maiores vozes da música mundial.
No documentário podemos conhecer mais sobre Cesária Évora, a diva que levou o crioulo e a língua portuguesa para além fronteiras e tornou-se reconhecida mundialmente.
Hip-Hop pela igualdade de gênero em Cabo Verde
15 jovens músicos de Hip-Hop passaram por uma formação na área da igualdade de gênero promovida pela Rede Laço Branco de Cabo Verde, uma organização de homens que luta pela igualdade de gênero.
Essa formação serviu para que esses jovens se transformem, através de suas produções artísticas, em potenciais transmissores da igualdade de gênero.
Paulo Freire e Amilcar Cabral são temas de simpósio internacional na Praia, em Cabo Verde que reúne mais de cem peritos em pedadogia
Especialistas do Brasil, EUA, Cabo Verde e outros países reuniram-se essa semana na cidade da Praia no VII Fórum Internacional Paulo Freire com o tema: "Paulo Freire e Amilcar Cabral: Por uma releitura da Educação e da Cidadania Planetária."
Esse encontro internacional acontece dias depois de a UNESCO ter distinguido Cabo Verde através da Direção Geral de Educação e Formação de Adultos com o prêmio pela alfabetização e empoderamento de um grupo de mulheres da Cidade Velha. Cabo Verde tem utilizado o método do brasileiro Paulo Freire para ensinar a ler e a escrever os cidadãos que ficaram excluídos do sistema clássico de ensino.
Nova estação de rádio "Praia FM2" em Cabo Verde
Feira do Herói Nacional em Luanda
Do dia 15 a 17 de Setembro, no Parque da Independência, em Luanda, acontece a "Feira Cultural Herói Nacional",em saudação ao 17 de setembro (Dia do aniversário do primeiro presidente de Angola Antonio Agostinho Neto).
Nessa feira há vendas de livros, discos, artesanatos, bijuterias e outros artigos, bem como uma exposição fotográfica sobre a vida e obra de Agostinho Neto.
Entre as atrações da feira estão a exibição de grupos carnavalescos, sessões de canções, trovas e poesia com artistas locais evocando o herói nacional.
Artistas e compositores angolanos promovem seminário sobre a defesa dos postos de trabalho
A união de artistas e compositores angolanos (UNIAC) prepara para o dia 1 de outubro em Luanda um seminário sobre a defesa dos postos de trabalho dos artistas nacionais.
O lema será " Artista organizado é mais respeitado e dignificado". Esse evento acontece para marcar o dia mundial da música e para abrir um debate sobre as questões ligadas à classe artistica angolana como a defesa do emprego, políticas culturais e a legislação da classe artística.
10º Festisumbe em Angola
Rádios comunitárias podem contribuir para o desenvolvimento dos países da África Austral
A assembléia anual da SABA ( Associação das Rádios e Televisões da África Austral), decorrida em Luanda na última segunda-feira, realçou a importância das rádios comunitárias no desenvolvimento de um país, a partir do momento que influenciam as comunidades para apoiarem as políticas de um determinado estado, com vista a melhoria das condições de vida das populações, realçou o presidente do Conselho de Administração do Fórum Nacional das Rádios Comunitárias da África do Sul, Franklin Huizes.
domingo, 12 de setembro de 2010
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
salve a todos !
domingo, 5 de setembro de 2010
Estamos de volta!!
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Campanha contra o fim do Manos e Minas!
Numa entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, ele informou isso, um dia após o anuncio de que a empresa poderia demitir 1,4 mil dos seus mais de 1,8 mil funcionários.
Ele informa que a demissão em massa não deve acontecer, mas anuncia que o programa que retratada as periferias brasileiras e o universo d Hip-Hop deve deixar a grade de programação da TV.
Assim, representantes de sites, blogs e redes sociais organizam um protesto, em forma de abaixo assinado, contr ao fim do programa.
É lamentável vermos isso nos dias de hoje. O programa é um dos poucos em rede nacional que retratam uma cultura sempre segregada. E num espaço de 3 semanas, é a segunda notícia que o Estadão dá dando conta de algo negativo para o Hip-Hop.
Portanto, não vamos deixar o nosso programa acabar. Engaje-se na campanha #SalveManoseMinas pelo twitter ou ainda, clique aqui e salve o programa, mandando sua mensagem e assinanto a petição.
Para quem quiser, o e-mail do João Syad é j.sayad@tvcultura.com.br rola protestar por aí também, comente abaixo !
Amanhã na Rinha dos Mc´s vai haver um protesto contra o fim do programa, se você for de São Paulo, compareça: Rua Augusta, 430 a partir das 23h.
sábado, 24 de julho de 2010
Comunicado Importante!
Dj Dico
Dj Loco
Juliana Penha
sábado, 17 de julho de 2010
Casa do Hip Hop em SP completa 11 anos!
quinta-feira, 15 de julho de 2010
SHOW LOCO na baixa de LISBOA!
BOB DA RAGE SENSE c/ Sam the Kid, Francisco Rebelo, João Cabrita, Tamin, Sir Scratch e Sagaz
-
SÁBADO . 17 JUL . 01H
Concerto . Hip Hop . Rap . PT
8€
-
-
Activista e revolucionário. A génese de Bob da Range Sense está nestas duas palavras, que verte para cada um dos seus temas. O processo criativo é ininterrupto, terá tido o mesmo parto que o rapper angolano, talvez antes: séculos, uns atrás dos outros, de pobreza e ostracismo a resvalar numa voz de punho cerrado, corpo tenso e coração ao largo. Diários de Marcos Robert, o álbum que viu a luz em 2009, com Sam The Kid e Laton na produção, é uma declaração de amor reivindicativa para a História. Eis «todas as minorias na hora de falar e todas as maiorias de se calar e aguentar». Eis um disco calmo, mas áspero e certeiro. Eis a humanidade inteira, em paixão e raiva, numa rodela de plástico. Eis as contradições de um mundo gasto, pelo olhar combativo de Bob da Range Sense. Eis o hip hop português em marcha, intervindo
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Condenado assassino do SABOTAGE!
quarta-feira, 7 de julho de 2010
MIX TAPE GUETO EM FESTA NA COPA é destaque em varios sites ligados ao movimento hip hop!
"Não se esqueça da África" direto de Portugal
www.afamiliarap.com.br
A música Não se esqueça da África, foi lançanda juntamente com o clipe, pelo rapper Crônica Mendes, compositor e vocalista do grupo "A Família", para celebrar a Copa do Mundo - África 2010. A música veio a público um dia antes da seleção brasileira estreiar na copa. O clipe, em menos de uma semana atingiu mais mil visualizações no youtube, e a contagem continua...
Agora a música ganha mais destaque com o lançamento da Mix Tape Gueto em Festa na Copa do Mundo. A mix tape foi lançada oficialmente pelo programa Gueto em Festa, que vai pro ar via internet com o apoio da 89,1FM, diretamente de Portugal, sob o comando dos djs Dico e Loco. O programa é o primeiro dedicado ao Movimento Hip Hop dos países que falam a língua portuguesa.
Visite o blog do programa
www.guetoemfesta.blogspot.com